Notícias

métodos de segurança

Atenção para os métodos de segurança

Você busca investir nos melhores métodos de segurança do trabalho?

De que forma você investe em valorização ao seu melhor capital: a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores? Muitas vezes, a rotina frenética de gestores torna mais árduo o processo de olhar com mais cuidado e seriedade ao próximo. Mas é essencial!

 

Conscientize-se acerca dos métodos de segurança no trabalho

 

Você sabe por que aplicar os métodos de segurança mais eficazes em prol da segurança do trabalho? É uma triste realidade, onde os números contabilizam, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), um total de 1,3 milhão de quedas anualmente, em todo o âmbito global!

Acima de tudo, vale salientar que para ser considerado um acidente de trabalho, a ação deve ser realizada sob as dependências fabris ou no trajeto da residência do trabalhador até o local de trabalho.

Para se ter uma ideia mais próxima, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes no trabalho e apresenta 11 mil novas ações trabalhistas ocorrem POR DIA!

De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 90% de tais acidentes não são gerados pelo acaso, mas sim por imprudência dos responsáveis direta ou indiretamente.

Portanto, é de suma importância que gestores identifiquem, avaliem, solucionem e monitorem a presença de riscos envolvendo segurança do trabalho.

Sempre é válida a reflexão “Você já colocou preço em sua vida? E na do próximo?”. Investir em equipamentos de qualidade para manutenção preventiva é valorizar a sua vida, a de todos os trabalhadores, conservar as qualidades intrínsecas dos equipamentos e assegurar que o local de atividades laborativas apresente suas condições em conformidade com as normas e com o bem-estar de todos que transitam por ali.

Já deu para notar tamanha relevância das medidas preventivas que o empregador deve aplicar, não é? Para obter resultados lucrativos, é uma questão de ética criar um ambiente seguro, saudável e justo para todos os empregadores.

 

N535 para trabalhos em altura

 

Sobretudo, nós seguimos minuciosamente a NR35, norma que informa:

35.1.1 “Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.”

Vale ressaltar que a norma considera trabalho em altura toda atividade executada acima de 2m do nível inferior, onde há a probabilidade de queda.

 

NR18 para trabalhos em altura

 

Outro método que cumprimos à risca é a NR18, norma regulamentadora que implanta medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. Ela informa que:

18.13.1. “É obrigatória a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais.”

 

Quais os melhores métodos de segurança do trabalho em altura, então?

 

Essa é uma pergunta muito frequente para gestores de setores onde há esse tipo de serviço. Por conseguinte, nossas dicas são: atitudes seguras, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), treinamentos eficazes com base nas normas regulamentadoras já mencionadas e plataformas elevatórias com as as suas devidas manutenções.

Aqui, na HORTOMAN PLATAFORMAS, essas medidas são muito mais do que uma exigência, mas sim ferramentas para preservação e planejamento.

 

Como funciona a manutenção de plataformas elevatórias?

 

Mesmo tendo grande durabilidade, as plataformas elevatórias são instrumentos industriais que estão sujeitos ao desgaste conforme o decorrer do tempo. Antes de mais nada, é importante saber que há dois tipos de manutenção: as preventivas e as corretivas.

A manutenção preventiva, como o seu próprio nome sugere, é realizada para identificar possíveis danos e assim, evitar a sua formação. Ela é obrigatória por lei e para a execução desse processo, as ações essenciais são a inspeção sobre a plataforma e diversos testes em toda a plataforma durante a manutenção.

Por outro lado, a manutenção corretiva é realizada quando há danos sobre a plataforma e ela vem para corrigir isso.

Para que possamos efetuar as melhores manutenções corretivas, fazem parte da nossa conduta os spots e os contratos, com emissão de relatório e check-list dos itens. Todos eles são enviados aos nossos clientes, para que eles possam acompanhar tudo isso.

Ambos os tipos de manutenção são executados por profissionais habilitados. Para isso, todos os nossos profissionais são treinados sob as dependências da nossa fábrica, a fim de melhor atender os nossos clientes.

Se você precisa de uma empresa que preste serviços de locação para plataformas elevatórias, manutenção preventiva ou corretiva, comercialização de peças originais de plataformas elevatórias, assistência técnica ou treinamento qualificado, você consegue tudo isso conosco!

Entre em contato conosco clicando aqui! 

Leia também: Como identificar o modelo de peça para sua plataforma

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
Email
Print
Abrir Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?