Notícias

chuva

É possível utilizar as plataformas mesmo com chuva?

As plataformas elevatórias são uma aliada para o trabalho em altura. Porém, num país como o Brasil, às vezes o dia está ensolarado, mas o tempo pode virar do nada! Então, fica a dúvida, será que é possível usar a plataforma com chuva

Além de dar mais agilidade para o serviço, proporciona muito mais segurança para o colaborador. 

Contudo, sempre existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Antes de subir na plataforma, é preciso fazer algumas checagens. Verificar o estado na máquina, a situação do terreno e o clima. 

Vamos responder a esta pergunta!

Plataforma elevatória e chuva 

O clima é um dos principais fatores que vão dizer se é possível trabalhar com a plataforma elevatória. Afinal, ele interfere em diversos aspectos da situação do trabalho. 

Mas, existem vários tipos de chuvas e cada tipo pode apresentar um risco diferente, então é preciso fazer uma análise do tipo de chuva e do serviço. 

Um exemplo é o trabalho em redes elétricas. Este é um caso que, qualquer sinal de mudança no tempo, é preciso parar imediatamente o trabalho. 

Outros cenários para se avaliar: 

  • Em uma garoa, se o colaborador não estiver com o calçado adequado, pode escorregar; 
  • A situação do solo pode não ser adequada;
  • Uma alta incidência de raios, mesmo sem chuva; 
  • Ventos que podem tirar a estabilidade da plataforma.

Estes são alguns cenários possíveis, que podem ocorrer em uma mudança de tempo.

Como proceder?

Aqui vemos a importância de um bom treinamento para a equipe. Independente da avaliação prévia, é preciso que o colaborador se comunique para dizer como está o trabalho. 

Se ele disser que é melhor pausar o trabalho, então essa decisão deve ser tomada. A expertise dele tem que ser respeitada, afinal, ele quem possui o treinamento para avaliar a situação. 

Mas, se existir qualquer tipo de insegurança, por menor que seja, a melhor decisão é sempre pausar o trabalho. 

O clima sempre é um fator decisivo para um dia de trabalho, dentro de uma plataforma elevatória. Como vivemos em um país que tem um clima muito instável, o dia pode amanhecer bom, mas o tempo pode virar do nada. 

Principalmente em situação de chuva, a melhor recomendação é pausar o trabalho. Mas, é importante que o colaborador tenha uma comunicação clara sobre a situação, afinal, ele possui o treinamento para isso. 

Por isso, é muito importante manter a equipe bem treinada, ela terá um olhar clínico para cada situação de trabalho em uma plataforma elevatória.

Leia também: Baterias em plataformas elevatórias – o que você precisa saber

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
Email
Print
Abrir Whatsapp
Olá, precisa de ajuda?